Consideramos um produto bom quando ele atende ou, melhor, supera nossas expectativas. Da mesma forma, nosso perfil profissional é avaliado de acordo com as características que temos a oferecer. E não há jeito: no mercado de trabalho, criatividade, pró-atividade, motivação e liderança são qualidades cada vez mais valorizadas. 'Saber administrar e aperfeiçoar essas capacidades, sem dúvida, criará uma marca positiva para você', diz Fernando Montero da Costa, diretor de operações da Human Brasil, de São Paulo.
Segundo ele, não basta apenas um bom currículo. A boa profissional deve saber se vender. 'Ficar acomodada, achando que aquela promoção vai acontecer porque você já possui experiência ou boas qualificações não leva a lugar algum', afirma o especialista. Qual o caminho perfeito, então? Interagir com o grupo, relacionar-se com subordinados e superiores e, acima de tudo, se fazer notar. Mas cuidado para não pesar a mão! Ser espaçosa ou inconveniente não soma pontos com ninguém. Para Renato Grinberg, diretor-geral do portal www.trabalhando.com.br, a boa imagem acontece quando você é lembrada como aquela que faz a diferença. Isso quer dizer que deve ser vista como uma profissional que tem a somar dentro da empresa ou do grupo de trabalho - não imnporta se é a recepcionista, a secretária ou a gerente.
Por isso, faça uma autocrítica: seu trabalho contribui de forma eficaz para o bom andamento da empresa? Se a resposta é sim, você está no caminho certo! Agora, só falta aprender a se vender. Fotos: crédito, crédito, crédito Saiba vender o seu peixe!
Diga não à chefia, não queira ser 'a' legal...
1. Jamais atropele a fala dos outros ou faça considerações banais apenas para dizer alguma coisa. É até melhor ficar calada do que bancar a papagaio, que só embarca na opinião dos outros e diz 'estava pensando em falar isso', 'concordo com ela', 'também acho'.
2. Não banque a arrogante, achando que não tem nada a aprender. Esteja sempre aberta a sugestões e críticas - de qualquer pessoa. Isso ajuda muito a crescer como profissional.
3. Seja conhecida por suas qualidades pessoais ou profissionais. Jamais por ser uma pessoa puxa-saco. Definitivamente, essa não é uma característica que agregue valor à sua marca. Muito pelo contrário: as pessoas fogem desse tipo de gente.
4. Não force a barra querendo ser a legal do grupo. O relacionamento profissional é um processo a ser trilhado.
5. Posicione-se, defenda seus pontos de vista. Não é dizendo amém à chefia que você ganha respeito, mas sendo atuante, criativa e eficiente.
6. Não queira ser apenas mais uma. Dê o seu melhor sempre! Com o tempo, o reconhecimento virá.
7. Se tem uma boa ideia, compartilhe-a! Escolha um momento pertinente para fazer isso, como uma reunião.
8. Seja pró-ativa, tenha iniciativa. Não faça algo só quando mandarem.
9. Crie uma boa rede de relacionamentos em seu ambiente de trabalho. Afinal, são as boas referências que nos abrem portas.
10. Tenha paciência. Saiba que o reconhecimento de suas qualidades profissionais pode se dar de forma lenta. O importante é não desistir
Por Daniele Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário