segunda-feira, 4 de maio de 2009

Secretária: O braço direito da empresa

Pesquisa aponta secretária executiva como diferencial

Estudo da PUCRS destaca desafios impostos pelo mercado atual e revela perspectivas na Capital e região

O "braço direito" do gestor ou da direção da empresa, a secretária executiva é hoje um diferencial no mundo dos negócios. A conclusão foi obtida no estudo "O novo perfil da secretária executiva", realizado pelo Núcleo de Pesquisas da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face) da PUCRS, que entrevistou 102 profissionais de recursos humanos e executivos e 204 secretárias executivas atuantes em empresas de Porto Alegre e região. O levantamento apontou desafios para a profissão, como a importância de ter conhecimentos de gestão, marketing, finanças, recursos humanos, línguas e informática. No entanto, também foi revelado um mercado promissor, que apresenta crescimento de vagas e estabilidade (impulsionada principalmente pelo compartilhamento de informações sigilosas).

"A profissional é vista pelos executivos como uma assessora. É fundamental ter domínio de informática, línguas, saber falar ao telefone e marcar reuniões, mas hoje é preciso também entender a administração da empresa. Antes de entregar uma planilha, por exemplo, a secretária executiva pode fazer suas próprias considerações sobre o assunto", observa a professora Mirelle Beulke, coordenadora da pesquisa e do bacharelado em Secretariado Executivo da PUCRS.

O setor de serviços despontou como o principal ramo de atuação das secretárias executivas (entre 75% e 80%, nos resultados das entrevistas com os executivos e com as secretárias, respectivamente), seguido da indústria e do comércio. A maior parte das profissionais também está em empresas de grande porte (entre 43% e 44% em organizações com mais de 500 funcionários). Outro resultado importante é que a graduação na área é que mais garante a colocação, pois 63,7% das secretárias entrevistadas são formadas em Secretariado Executivo, em seguida estão as oriundas das graduações de Letras (9%) e de Administração de Empresas (5,5%).

A pesquisa foi realizada em 2003 com o objetivo de conhecer evoluções no mercado e as características consideradas mais importantes para o profissional atual. Com base nos resultados, a PUCRS reestruturou seu próprio curso de graduação, buscando preencher as lacunas identificadas. O bacharelado passou sua vinculação da Faculdade de Letras para a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia e foi estruturado em três anos e de duração. Para reforçar a prática, os alunos desenvolvem projetos em empresas e participam de seminários e atividades que ampliam a visão do contexto empresarial. A universidade oferece também especialização em Secretariado Executivo.

Fonte: PUCRS

http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_dentrodocampus_bdaai.html
http://superdownloads.uol.com.br/busca/secretaria.p2o2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário